terça-feira, agosto 16, 2005

Uma aventura na conservatória

Já tinha saudades de uma boa aventura nas teias da nossa burocracia.

Vou viajar e a minha petiz de 2 anos necessita de um BI (modernice!).

Estou à espera uma boa meia hora. Apresento à funcionária o meu pedido. Escorre-me uma gota de suor pela testa, em primeiro lugar pelo calor, depois porque geralmente a pergunta que se segue é arrepiante. " Tem o papel X, a certidão Y, a procuração Z, a minuta W?".

Desta vez foi: " Tem uma certidão de nascimento?". A minha mulher, com ar triunfal, apresenta o Boletim de nascimento da criança (para o fazer é necessária a certidão) e diz " Não, mas tenho aqui o boletim!".

A funcionária, com aquele ar de rotina diz, "Pois mas sem a certidão não pode ser nada". A minha mulher a balbuciar, "Mas o boletim tem os dados todos". " Não não, faltam os nomes dos avós" replica a funcionária.

Como devem perceber isto gela qualquer alma. A minha filha estava presente, eu e a minha mulher. Ela tinha um boletim de nascimento a atestar todos os seus dados e nós os pais, como todos sabem, temos no BI os dados dos nossos pais, ou seja os avós.

Tentámos ainda argumentar, mas em vão, "vamos ter que pedir a certidão à conservatória X (onde a criança está registada). querem o pedido por carta, 10€, ou por fax 14€?".Lá se foram mais 14€.

Nem tive paciência para perguntar se não dava por e-mail...talvez me pedissem par meter um requerimento.

Tenho uma lendária falta de paciência para a burocracia, mas o que mais me irrita não é que os procedimentos sejam maus, já que em qualquer empresa eles podem existir, mas sim que as pessoas que trabalham dentro do sistema não entendam o ridiculo das situações e não tenham a presença de espírito para, por um lado ter uma postura crítica, por outro fazer algo para mudar.

Quando as coisas mais simples funcionam assim, vamos entrar em patamares mais complicados para quê ?


Já tive que constituir uma empresa, já tive que esperar pelo licenciamento. Conheço casos caricatos de anos para conseguir licenças de utilização em municípios (depois vi a licença e contei, pelo menos, 5 carimbos!). Pudera!

Se algúm dia conseguirmos mudar isto, este será o nosso "great leap forward" (obrigado camarada Mao).