domingo, agosto 07, 2005

Os Deuses Devem Estar Loucos

Todos os Verãos acontece a mesma coisa, Hefesto, o Deus grego do fogo, dedica-se, do alto do Olímpo, a fustigar Portugal. Parece que o estou a ver a rir cada vez que ateia uma fogueira aqui, outra ali, até que, atingido pelo fumo, qual humano, começa a tossir e dos olhos a cairem grossas lágrimas. Finalmente pára, senta-se na sua poltrona e contempla a impotência dos homens.

Quis Zeus, Deus entre os Deuses, que fossemos nós agora governados por Sócrates, homónimo daquele que foi condenado à morte precisamente por (entre outras coisas) não acreditar na divindade. Já toda a gente sabe que os Deuses são peritos em brincadeiras e que gostam de nos sujeitar a provações da mais diversa natureza, mas tanto, é demais.

Acreditará este Sócrates que estamos nas mãoes das divindades ou será que chegou finalmente a hora de alguém tomar o assunto dos incêndios a sério?

Não será este um assunto para ser tratado por estruturas intermédias entre os cidadãos e o governo? Para quando uma entidade coordenadora a nível regional que coordene a acção de bombeiros, protecção cívil, militares, etc, não no combate aos incêndios mas sim na prevanção (limpeza, criação de zonas de segurança entre matas, etc.).

E não será hora de nós cidadãos pensarmos que não é tudo responsabilidade do governo? Quantas casas, casebres, montes e quintas se vêem nestes dias tórridos de agosto rodeadas de sebes e ervas completamente secas. Porque é que ficamos sempre à espera que algo aconteça?

Porque é que ficamos sempre à espera dos Deuses? E se o melhor amigo de Hefesto for Díonísio, Deus do vinho e do prazer?

Quando perceberemos que o nosso melhor amigo somos nós mesmos, que ninguém defende os nossos interesses melhor que nós e que nada substitui a nossa diligência?

Será que este Sócrates nos consegue deixar uma mensagem de responsabilização pessoal e de mobilização social, em vez de prometer a lua ou tentar fazer o impossível?

Veremos, até lá, que os Deuses tenham piedade de nós

Sem comentários: