terça-feira, agosto 16, 2005

Já agora...

Leiam o ultra recomendado "Why Globalization Works" do Martin Wolf (jornalista do Financial Times), editado pela Yale University Press e também "The Power of Productivity" de Williams Lewis, editado pela University of Chicago Press.

O primeiro, para além de todo o tema da globalização, que aborda de forma simples (e brilhante, digo eu), mas não simplista, apresenta em algúns capitulos insights que nos fazem pensar na nossa própria situação. Para além disso tem uma vasta bibliografia recomendada, o que muito me agrada.

O segundo, que não tenho visto entre as recomendações é um verdadeiro manancial de informação, apresentando uma série de dados empíricos sobre diversas economias mundiais, em diferentes estados de desenvolvimento. O estudo é interessante porque utiliza estudos a diversos sectores das economias desses países, realizando estudos intra-nacionais e inter-nacionais. Não aborda específicamente o caso português mas pode ser um bom exemplo sobre estudos a realizar, para além de permitir estabelecer paralelismos entre a nossa economia e as de outros países.


Podemos daqui tirar muitas lições e ideias para o nosso país.